Educação, Tecnologia e
Internet
Há anos, o papel do professor sempre remeteu a ideia de estar sempre
atualizado frente às novidades e descobertas no que se refere às pesquisas de
um modo geral. Nos dias de hoje essa ideia "pouco mudou", porém, as
novas tecnologias que estão disponíveis na Internet têm lançando novos desafios
aos que fazem parte dessa nobre profissão.
Os cursos em Educação à Distância estão em ascensão, sendo este cada vez
mais procurado nos últimos tempos e isso tem ocorrido em virtude dos grandes
avanços tecnológicos agregados à educação, a facilidade de acesso aos meios de
comunicação e a velocidade em que as informações são veiculadas tem se tornado
de certa forma uma atração a mais para que as pessoas optem por essa modalidade
de ensino, outro fato ligado ao avanço da EAD tem sido a necessidade da
formação de profissionais da educação, no sentido de capacitar uma grande
demanda de professores: “Ela é utilizada
em situações onde o presencial não dá conta, ou levaria muito tempo para
atingir um número grande de alunos em pouco tempo, como, por exemplo, quando
precisamos capacitar milhares de professores em serviço, que não possuem
nível superior.” Moran, José Manuel.
Não podemos mais pensar em educação sem nos remetemos às pesquisas na
Internet, sem nos apropriarmos dessa nova maneira de se fazer pesquisa de se
buscar informação e conhecimento e da utilização da Web 2.0, embora de maneira
discreta, direta ou indiretamente estamos sempre nos conectando com o mundo,
nos informando, transformando a educação em uma realidade virtual, podemos
utilizar a internet como apoio didático/pedagógico na construção e socialização
do conhecimento, da educação e dos diversos saberes, a EAD pode se apropriar
também das mais variadas mídias como apoio didático pedagógico de ensino e
aprendizagem como por exemplo o celular, a tv, o rádio, os correios, etc.
De acordo com o
Decreto nº 2.494, art. 1° de 10-2-1998 (BRASIL, 1998) define EAD como: “Educação a distância é uma forma de ensino que
possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos
sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de
informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos
meios de comunicação.” Ao analisarmos
o decreto 2.494 percebemos também que o aluno em EAD tem que ser
disciplinado e até certo ponto autodidata, pois se este não tiver essas
características terá muita dificuldade em finalizar um curso em EAD, porém se o
AVA não for atrativo o sucesso do aluno e do curso poderá ser comprometido,
pois, esse ambiente deverá proporcionar condições favoráveis no que diz
respeito a organização do curso, das facilidades de acesso, com informações
claras e precisas, da interação do aluno
com o material de apoio postado no ambiente virtual tal como da interação deste
com professores e monitores.
Diante de tantas inovações
tecnológicas, percebemos quão maravilhoso está sendo fazer educação, se
utilizando dessas novas vias, formas e ou modelos dos quais podemos agregar a
educação, dando um novo significado um novo sentido ao ensino/aprendizagem a
milhares de estudantes em todo o mundo.
Iranise, parabénS. Seu blog ficou divertido e agradável, inclusive com links para o you tube. Espero que seja o inicio para trocas e aprofundamento sobre o tema da inclusão.
ResponderExcluirIranise,
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog, está muito bem eleborado com otimas informações enfocando pontos importantes sobre o tema da inclusão.
Um abraço, Lena Amaral.