sábado, 10 de agosto de 2013



AEE FECHAMENTO – Iranise Rocha

Ao analisarmos a Constituição de 1988 e os Marcos Políticos-legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2007, percebemos que muito ainda tem que ser feito para que possamos de fato vivenciar a inclusão da pessoa com deficiência dentro das escolas do ensino regular normal.
 A inclusão da pessoa com necessidades especiais na sala de aula comum tem sido um grande desafio para professores, gestores e demais profissionais educacionais se considerarmos as dificuldades encontradas dentro dos espaços escolares, sejam elas de ordem físicas e arquitetônicas ou pela falta de material didático pedagógico ou até mesmo pela inexistência das salas de recursos multifuncionais e de pessoal de apoio capacitado.
O Atendimento Educacional Especializado é de fato de grande importância para os alunos com necessidades especiais e está diretamente voltado para o aluno que apresente necessidades especiais, sejam de ordem intelectual, auditiva ou qualquer outra limitação física que venha a dificultar ou limitar o acesso a educação escolarizada e sua aprendizagem em decorrência da deficiência.
O AEE tem como objetivo primeiro o de promover ações individuais respeitando a especificidade de cada aluno visando potencializar o desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem e a socialização do aluno dentro e fora do ambiente escolar.
 Outro ponto fundamental do AEE está relacionado a eliminação das possíveis barreiras que venham impedir ou prejudicar a acessibilidade do aluno ocasionando detrimento no desenvolvimento da aprendizagem e da socialização do aluno de um modo geral.
É de suma importância que o professor do AEE analise e projete suas ações, estudando as dificuldades e ou limitações de cada aluno com o objetivo de elaborar um plano de ação individual, buscando sempre focalizar as necessidades do aluno com o objetivo de sanar as barreiras em prol do desenvolvimento da aprendizagem e do convívio social desse aluno dentro e fora do espaço escolar.
Outro aspecto importante seria a interação do professor do AEE com o professor da sala de aula normal com o intuito de se obter informações acerca da frequência e a participação do aluno dentro do espaço escolar e em sala de aula e do seu convívio social com os demais colegas e ou funcionários.
Infelizmente, alguns professores do AEE têm encontrado diversas dificuldades para a realização de um atendimento adequado e digno para seus alunos, no que diz respeito às Salas de Recursos Multifuncionais. 


A inexistência das SRM’s tal como a falta de material didático pedagógico específico tem dificultando bastante o trabalho do professor do AEE, com certeza se o atendimento acontecesse dentro de um espaço planejado e preparado para esse fim teríamos maiores resultados no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem e da  superação de barreiras de acordo com a especificidade de cada deficiência.

Um comentário:

  1. Iranise escreveste um texto com conhecimento de causa e fundamentação teórica.
    Abraços,
    MHelena

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