domingo, 29 de junho de 2014

O MODELO DOS MODELOS:
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO




Como nos orienta Vygotsky, o homem é o único ser capaz de “operar mentalmente sobre o mundo – isto é, fazer relações, planejar, comparar, lembrar, etc.”, ainda completando o que o autor nos revela, essa capacidade de pensar e de lidar com as representações que substitui de certa forma a realidade, é que: “possibilita ao homem libertar-se do espaço e do tempo presente, fazer relações mentais na ausência das próprias coisas, imaginar, fazer planos e ter intenções”. No campo educacional essa capacidade do pensar nos remete especificamente nesse caso, as questões da inclusão da pessoa com deficiência na escola comum.

Uma das questões que se torna pertinente estaria relacionado a de como está se dando o processo inclusivo dos alunos com necessidades nos espaços escolares, no que diz respeito a dinâmica que envolve essa ação, seja de ordem material, de espaço e ou até mesmo de pessoal qualificado, sejam estes professores ou pessoal de apoio das escolas.

Somos capazes criar mentalmente ideias que possam mudar nossas próprias ações e até mesmo a maneira dos outros sujeitos agirem e pensarem em relação ao mundo. Temos a  capacidade de criar, analisar, avaliar  e recriar nossa prática em relação ao processo inclusivo das escolas da qual fazemos parte, somos capazes também, de fazer inferências acerca das representações sociais e das políticas públicas inclusivas. Não devemos apenas nos apropriar de um único modelo de inclusão e sim buscar o melhor modelo que se adeque as necessidades da nossa comunidade escolar. Nesse sentido, é de suma importância a análise dos parâmetros do processo inclusivo, na tentativa de melhor compreender a inclusão em toda a sua dimensão. 

Assim sendo, devemos pensar e repensar, construir e reconstruir os parâmetros do processo inclusivo, e que as nossas ações, sejam de fato práticas inclusivas que elimine as barreiras desse processo superando as dificuldades, podemos sem sombra de dúvidas ser mediadores dessas ações e ou práticas inclusivas.

A escola é um direito constitucional e incondicional a todo cidadão. As pessoas com necessidades especiais devem está sendo incluída na escola comum tendo também como direito o Atendimento Educacional Especializado, nesse sentido garantindo de fato sua inclusão.



Referencial teórico
 

*CALVINO, Italo-Texto:  O Modelo  dos Modelo.    

*Oliveira, Marta Kohl de - Ygotsky – Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico, São Paulo-SP, Ed. Scipione, 1995.   

*RAPOLI, E.; MANTOAN, M. T.; SANTOS,M.T.; MACHADO, R.; - A Educação Especial na Perspectiva da Educação Escolar- A Escola  Comum Inclusiva- ME/SEE/UFC- Brasília.2010



Um comentário:

  1. Olá Iranise!
    Em que medida o texto de Ítalo Calvino contribuiu para suas reflexões?
    Abraços fraternais,
    Waldenice

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