quarta-feira, 7 de maio de 2014

As Diferenças entre Surdocegueira e a Deficiência Multipla

Das diferenças entre as deficiências: Surdocegueira e a Deficiência Multiplas

                   A surdocegueira á uma deficiência única e que é muito bem definida por Lagati como podemos ver na citação abaixo:

"Surdocegueira é uma condição que apresenta outras dificuldades causadas pela cegueira e pela surdez. O termo hifenizado indica uma condição que somaria as dificuldades da surdez e da cegueira. A palavra sem hífen indicaria uma diferença, uma condição única e o impacto da perda dupla é multiplicativo e não aditivo". Lagati, 1995, p. 306, in BOSCO, UFC-MEC/2010.

Partindo desse pressuposto podemos afirmar que a pessoa com surdocegueira possui uma única deficiência, sendo esta adquirida ou congênita.
Segundo McInnes (1999) in Bosco, UFC-MEC/2010, a surdocegueira pode ser dividida em quatro categorias:
1- Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos;
2- Indivíduos que eram surdos e se tronaram cegos;
3 - Indivíduos que se tornaram surdocegos;
4 – Indivíduos que nasceram ou adquiriram a surdocegueira precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de desenvolver linguagem, habilidades comunicativas, ou cognitivas nem base conceitual sobre a qual possam construir uma compreensão de mundo.

Ainda segundo esse autor as pessoas que adquiriram a surdocegueira congênita ou precocemente apresentam deficiências associadas como por exemplo: físicas e intelectuais. Ainda de acordo com o autor essas pessoas podem estar sendo classificadas como Surdocegos Pré-linguísticos ou Surdocegos Pós-linguísticos.

As pessoas com surdocegueira demonstram maiores dificuldades para observar, compreender e imitar os membros da família ou das pessoas que fazem parte de seu convívio sócio-afetivo devido à sua perda auditiva e visual concomitantes. Para a efetivação da comunicação e da aprendizagem dessas pessoas se faz necessário a utilização de técnicas e metodologias de ensino como por exemplo: a Libras Tátil, as caixas de antecipação, as pistas táteis, os calendários, TA, entre outras, para que seja possível a realização efetiva da comunicação e da aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar, onde essa pessoa possa está se comunicando e aprendendo acerca de si e do mundo do qual está inserido. Fazendo-se também necessário a orientação dos familiares no que se refere ao trato com a pessoa que apresente essa condição.





As pessoas acometidas pela deficiência múltipla apresentam mais de uma deficiência associada, que afetam de forma branda ou intensa o funcionamento individual de cada pessoa em seu relacionamento social-afetivo.

Em relação as suas necessidades poderemos estar favorecendo o seu desenvolvimento relativo ao esquema corporal o que seria de grande importância. Outro aspecto que consideramos importante é a percepção de si mesmo e do outro, do mundo exterior do qual faz parte, temos como dever o de buscar o equilíbrio postural, a articulação, a harmonização e a autonomia dos seus movimentos objetivando o aperfeiçoamento de sua coordenação viso motora, motricidade fina e ampla e do desenvolvimento da sua musculatura e posteriormente da sua força muscular.

Em resumo, foi possível verificar que a pessoa com esse tipo comprometimento pode sim está sendo trabalhada dentro e fora do ambiente escolar, no intuito de buscar um desenvolvimento global de suas capacidades, associado às questões de aprendizagem, sócio-afetivo, cognitivo, comunicativo, de postura, motricidade ampla e fina etc.

Referencial teórico

BLAHA, Robbie. Calendários - Para Alunos com múltiplas deficiências Incluindo surdocegueira. Escola Texas para Cegos e com Baixa Visão – 2003. Tradução em 2005 – Projeto Horizonte.

BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010). 


Maia, Shirley Rodrigues. Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. São Paulo, 2011.
ROWLAND, Charity; SCHWEIGERT, Philip. Solucões Tangíveis para Indivíduos Com Deficiência Múltipla e ou com Surdocegueira (2005).


Um comentário:

  1. Olá Iranise, achei muito boa a sua discussão principalmente quando comenta acerca da diferença entre DMU e Surdocegueira e das ações pedagógicas que devem ser trabalhadas com as pessoas que apresentam essa deficiência.
    Bjs, Cátia.

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