Das diferenças entre as deficiências:
Surdocegueira e a Deficiência Multiplas
A surdocegueira á uma
deficiência única e que é muito bem definida por Lagati como podemos ver na
citação abaixo:
"Surdocegueira é uma
condição que apresenta outras dificuldades causadas pela cegueira e pela
surdez. O termo hifenizado indica uma condição que somaria as dificuldades da
surdez e da cegueira. A palavra sem hífen indicaria uma diferença, uma condição
única e o impacto da perda dupla é multiplicativo e não aditivo". Lagati, 1995,
p. 306, in BOSCO, UFC-MEC/2010.
Partindo desse pressuposto
podemos afirmar que a pessoa com surdocegueira possui uma única deficiência,
sendo esta adquirida ou congênita.
Segundo McInnes (1999) in
Bosco, UFC-MEC/2010, a surdocegueira pode ser dividida em quatro categorias:
1- Indivíduos que eram cegos e se
tornaram surdos;
2- Indivíduos que eram surdos e se
tronaram cegos;
3 - Indivíduos que se tornaram
surdocegos;
4 – Indivíduos que nasceram ou
adquiriram a surdocegueira precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de
desenvolver linguagem, habilidades comunicativas, ou cognitivas nem base
conceitual sobre a qual possam construir uma compreensão de mundo.
Ainda segundo esse autor
as pessoas que adquiriram a surdocegueira congênita ou precocemente apresentam deficiências
associadas como por exemplo: físicas e intelectuais. Ainda de acordo com o
autor essas pessoas podem estar sendo classificadas como Surdocegos Pré-linguísticos
ou Surdocegos Pós-linguísticos.
As pessoas com surdocegueira
demonstram maiores dificuldades para observar, compreender e imitar os membros
da família ou das pessoas que fazem parte de seu convívio sócio-afetivo devido
à sua perda auditiva e visual concomitantes. Para a efetivação da comunicação e
da aprendizagem dessas pessoas se faz necessário a utilização de técnicas e
metodologias de ensino como por exemplo: a Libras Tátil, as caixas de
antecipação, as pistas táteis, os calendários, TA, entre outras, para que seja
possível a realização efetiva da comunicação e da aprendizagem dentro e fora do
ambiente escolar, onde essa pessoa possa está se comunicando e aprendendo
acerca de si e do mundo do qual está inserido. Fazendo-se também necessário a
orientação dos familiares no que se refere ao trato com a pessoa que apresente
essa condição.
As pessoas acometidas
pela deficiência múltipla apresentam mais de uma deficiência associada, que
afetam de forma branda ou intensa o funcionamento individual de cada pessoa em
seu relacionamento social-afetivo.
Em relação as suas
necessidades poderemos estar favorecendo o seu desenvolvimento relativo ao
esquema corporal o que seria de grande importância. Outro aspecto que
consideramos importante é a percepção de si mesmo e do outro, do mundo exterior
do qual faz parte, temos como dever o de buscar o equilíbrio postural, a
articulação, a harmonização e a autonomia dos seus movimentos objetivando o
aperfeiçoamento de sua coordenação viso motora, motricidade fina e ampla e do
desenvolvimento da sua musculatura e posteriormente da sua força muscular.
Em resumo, foi possível
verificar que a pessoa com esse tipo comprometimento pode sim está sendo
trabalhada dentro e fora do ambiente escolar, no intuito de buscar um desenvolvimento
global de suas capacidades, associado às questões de aprendizagem, sócio-afetivo,
cognitivo, comunicativo, de postura, motricidade ampla e fina etc.
Referencial teórico
BLAHA,
Robbie. Calendários - Para Alunos com múltiplas deficiências Incluindo
surdocegueira. Escola Texas para Cegos e com Baixa Visão – 2003. Tradução em
2005 – Projeto Horizonte.
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).
Maia, Shirley Rodrigues. Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. São Paulo, 2011.
ROWLAND, Charity; SCHWEIGERT, Philip. Solucões Tangíveis
para Indivíduos Com Deficiência Múltipla e ou com Surdocegueira (2005).
Olá Iranise, achei muito boa a sua discussão principalmente quando comenta acerca da diferença entre DMU e Surdocegueira e das ações pedagógicas que devem ser trabalhadas com as pessoas que apresentam essa deficiência.
ResponderExcluirBjs, Cátia.