domingo, 8 de junho de 2014

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA



COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA  E INTERAÇÃO SOCIAL: CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS

          Realmente não é tarefa fácil trabalhar a comunicação e a inteiração com crianças com o espectro autista. Podemos perceber a preocupação de alguns profissionais tanto da área educacional como da área da saúde, buscarem uma melhor compreensão a cerca de como se processa a comunicação e interação dessas crianças na sociedade como um todo através de realização de pesquisas. 
         A utilização da comunicação alternativa para o trabalho com as crianças que apresente TEA, pode ser de fato uma grande aliada nos processos de comunicação e interação social no sentido de eliminar e ou minimizar as barreiras de comunicação dessas pessoas dentro e fora do ambiente escolar. Nesse sentido, elencaremos alguns métodos que poderão estar servindo como apoio para a efetivação da comunicação dessas pessoas na sociedade em que está inserido.
          Podemos estar trabalhando dentro da sala de aula questões relacionadas a rotinas através das pranchas de comunicação pictórica, onde o aluno poderá estar expressando algumas das suas necessidades ao mesmo tempo em que estará também de certa forma estabelecendo e ou efetivando algum tipo de comunicação com o professor e com demais colegas de sala, como podemos verificar abaixo um modelo desse método:



          Esse sistema conhecido com comunicação alternativa poderá está contribuindo para ampliação da comunicação e para o desenvolvimento da aprendizagem das pessoas com o transtorno do espectro autista.

         De acordo com Bosa (2002), a comunicação com que a pessoa com autismo se expressa e se comunica e poderá se dá de maneira discreta e que muitas vezes pode passar despercebida, nesse sentido professores e familiares devem está atento  afim de compreender e posteriormente estabelecer vínculos de comunicação e inteiração com essa pessoa, fazendo da CA a fim de viabilizar a comunicação e a interação dessa criança de uma forma mais global.

          As brincadeiras também poderão ser uma grande aliada para estabelecer a comunicação com essas crianças, através de brincadeiras lúdicas como por exemplo: o boliche feito a partir de garrafas pet, o fantoche, as cantigas de roda, entre outras, poderão estar fortalecendo os meios de comunicação, de interação e afetividade.


          É possível verificar a existência de uma infinidade de meios de comunicação alternativa de baixa Tecnologia Assistiva, que podem estar contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento comunicativo da pessoa com transtorno espectro autista.


Referencial Teórico



Texto: Transtorno do Espectro Autista – Maria Rosangela Bez. In: Sistema de comunicação alternativa para processos de inclusão em autismo: uma proposta integrada de desenvolvimento em contextos para aplicações móveis e web. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre, 2014 (09 páginas).



Texto: O Passo a Passo do estudo de caso para os Transtornos Globais do desenvolvimento (07 páginas).




3 comentários:

  1. Iranise, parabéns como sempre você é muito clara em suas publicações, nos deixa muito tranquila e segura ao fazermos a leitura de seus textos, sempre com boas colocações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Iranise!
    Seu blog está muito bom. Todavia, senti falta da explicitação das intervenções do/a professor/a do AEE. Percebi que você já comentou sobre o blog de Francisco Ângelo, contudo, não esqueça de comentar o de outro/a colega.
    Abraços fraternais,
    Waldenice

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu texto, bem claro e explicativo.

    ResponderExcluir